Alcance da Netflix no Brasil é estimado em quase 60 milhões de pessoas

Alcance da Netflix no Brasil é estimado em quase 60 milhões de pessoas; entenda o cálculo

O alcance da Netflix é estimado de quase 60 milhões de pessoas no Brasil. Quase um terço da população do nosso país assiste à plataforma de streaming! O número é impressionante.

Cheguei nessa estimativa a partir de dois dados relacionados, mas que surgiram em momentos diferentes nos últimos dias.

Em entrevista ao podcast The Town, do Matthew Belloni, Bela Bajaria, CCO da pioneira do streaming, revelou que o alcance mundial total do serviço é de 700 milhões de pessoas. Foi a primeira vez, até onde me lembro, que alguém da companhia divulgou esse dado. Normalmente, a Netflix revela apenas o número de lares com o serviço – ou revelava, já que anunciou que vai parar de fazer isso a partir do próximo balanço financeiro. Hoje, são 301,62 milhões de contas em todo o globo

Juntando esses dois números, temos uma média de 2,32 espectadores por assinatura. Reafirmo: ter essa granularidade dos dados é algo realmente raro, e fica como parâmetro para estimativas futuras.

Dados do Brasil

Pouco depois, na última quinta, o colunista Gabriel Vaquer trouxe em sua coluna na Folha um dado ainda mais raro: o total de assinaturas no Brasil.

O jornalista teve acesso a uma apresentação da Netflix ao mercado publicitário, na qual foi indicado que são milhões de contas no nosso país. O número segue alinhado com o total divulgado para a América Latina, que representa 52,33 milhões de membros pagantes. Normalmente, em mercados assim, o Brasil sempre corresponde a cerca de 50% do consumo.

Aplicando a média de espectadores que descobrimos com Bela Bajaria, temos por volta de 58 milhões de pessoas assistindo à Netflix. Lembrando que esta é uma estimativa, e elementos culturais locais (como mais ou menos pessoas vivendo em cada casa) podem impactar esse número.

Outro dado que o Gabriel teve acesso é o número de assinaturas com publicidade. A modalidade já possui 12 milhões de membros – quase metade do total.

Em outros mercados, o plano com anúncios está engrenando um pouco mais lentamente, mas aqui (por esses dados) a adoção está indo muito bem. Vale lembrar que esse modelo é especialmente vantajoso para a Netflix, que pode ganhar mais com publicidade – e, neste momento, eles precisam de inventário para vender.

Na minha estimativa de padeiro, são quase 28 milhões de consumidores assistindo aos “reclames”, como minha mãe gostava de dizer.

Isso tudo é muito surpreendente. Em toda a nossa história, apenas uma TV teve um alcance tão grande entre os brasileiros: a Globo. Em 2017, eles lançaram a campanha “100 milhões de uns”, destacando o total de brasileiros impactados pela TV aberta diariamente. O alcance da Netflix, mesmo sendo um serviço fechado e via internet, já começa a aparecer no retrovisor.

Conheça a minha trajetória com a Netflix.

(Imagem de destaque criada por IA)