Fazendo o mundo descobrir o desconhecido império de data centers
Por Renan Martins Frade
Em 2023, recebi uma mensagem no LinkedIn com um novo desafio: fazer com que um gigante desconhecido fosse notado. Era a Scala Data Centers, uma empresa investindo milhões na construção e operação de uma enorme infraestrutura digital na América Latina.
Não era a primeira vez que iria trabalhar com data centers: anos antes, fiz assessoria de imprensa para a Vert, uma pequena empresa do setor, de Brasília, e criei o conteúdo do site da Odata. A diferença aqui era o tamanho do desafio.
Em Barueri, a Scala constrói o Campus Tamboré, o maior cluster de data centers da América Latina e um dos maiores do mundo. Não é apenas isso: a companhia possui planos ainda mais ambiciosos, criando e mantendo as infraestruturas que habilitam a revolução da conectividade, da nuvem e da inteligência artificial na nossa região e no mundo.
Contudo, apesar de serem obras com investimento no mesmo nível que portos e estradas, poucas pessoas veem – e que, ainda assim, impactam na vida de todos nós. Até mesmo este site está hospedado em um servidor dentro de um centro de dados.

Assumi o posto no time de marketing da empresa. De cara, vi que uma das dificuldades era explicar o que é e como funciona um data center, ou como é o serviço da Scala – até mesmo para a imprensa. Assim começou o meu planejamento, sempre alinhado com os objetivos da empresa – que trabalha diretamente com os hyperscalers, as big techs do mundo. Usei as ferramentas de assessoria de imprensa, PR e comunicação corporativa, tudo junto e misturado.
Por decisão da companhia, fui diretamente responsável pela comunicação com a mídia brasileira. Para o mercado dos Estados Unidos, tivemos uma agência responsável diretamente pelo contato com os jornalistas daquele país, sob a minha supervisão.
Assim começou um trabalho de evangelização desses stakeholders, difundindo a mensagem da Scala e do setor. Internamente, tornei-me responsável pela educação dos porta-vozes, pela padronização de informações e por encontrar as grandes histórias a serem compartilhadas. Dada a natureza estratégica, em boa parte desse período eu reportei diretamente para a vice-presidente de Comunicação & Sustentabilidade, com canal direto com o c-level.
Aos poucos, fomos conquistando espaço na grande imprensa – incluindo Valor Econômico, Jornal da Globo e Jornal Nacional (TV Globo), edição impressa da Exame (com dez páginas!), O Globo, Reuters, InfoMoney e diversos outros.
Tive a oportunidade de realizar grandes divulgações da empresa, incluindo a inauguração da Fase 2 do Campus Tamboré e o anúncio da Scala AI City, uma cidade de data centers, com o potencial de alcançar R$ 500 bilhões de investimento quando plenamente concretizado.
Produção de conteúdo e engajamento
Além de cuidar da assessoria de imprensa, tornei-me produtor de conteúdo dentro do time. Entre as minhas responsabilidades ficou a concepção e produção de um boletim para as comunidades que vivem no entorno dos data centers, em parceria com o time de sustentabilidade.

Foram produzidos nove jornais, em português e espanhol, para distribuição impressa e digital. Incluíam informações sobre a Scala, os data centers e os projetos de responsabilidade social, criando essa conexão com quem vive próximo.
Também passei a liderar as inscrições da Scala nas principais premiações de infraestrutura digital, construção civil, finanças e ESG. Essas premiações são estratégicas para a empresa, fortalecendo sua posição de liderança no setor, mesmo com uma trajetória recente. Além de impulsionar o reconhecimento interno, elas aumentam a visibilidade da marca para stakeholders externos, como clientes e investidores. Meu trabalho envolve a identificação das premiações mais relevantes, a apuração de histórias dentro da companhia, a definição dos cases a serem submetidos, a redação dos textos e, por fim, a aprovação e inscrição.
Outro ponto de destaque foi o meu envolvimento com o relatório de sustentabilidade da companhia. No primeiro ano, redigi partes do texto, supervisionei o parceiro externo e revisei o material final. No segundo, apoiei o time na revisão do conteúdo e no ajuste do tom de voz e das informações.
A seguir, alguns clippings de publicações provocadas a partir do meu trabalho de PR/assessoria de imprensa:
Jornal da Globo (TV Globo):
Jornal Nacional (TV Globo):
Publicações impressas:
Publicações online:
Resultados em premiações:
Com minha apuração interna, construção dos cases e redação dos textos, a companhia ampliou o número de shortlists e prêmios em cerca de 50% – com vitórias no DCD LATAM Awards, DCD Global Awards (ambos do DataCenterDynamics), PTC Awards, Data Center World Awards, The Global Sustainability & ESG Awards e diversas outras.
Esses resultados tiveram um impacto muito grande não só na moral interna da companhia e na comunicação externa, como também se tornaram um ativo importante em reuniões estratégicas com clientes, potenciais clientes e investidores. Para simbolizar essa força, os troféus passaram a ser exibidos na Board Room, onde acontecem as reuniões do Comitê Executivo e com importantes stakeholders externos.

Os projetos de conteúdo:
Boletins Comunidade Scala