Hoje morreu Lima, craque do Santos Futebol Clube. O Curinga da Vila. E a prova de como é fundamental valorizar a experiência de quem veio antes para a formação das novas gerações.
Eu estava na faculdade de Jornalismo, na Universidade Metodista de São Paulo, quando cismei em fazer uma reportagem para a matéria de Radiojornalismo sobre os 40 anos do bicampeonato do Santos na Libertadores — e, depois, do Mundial. Era 2003, eu estava no segundo ano da faculdade.
Com a cara de pau digna de um estudante, liguei para o clube e consegui o contato do Lima, que era técnico de uma das categorias de base. Com a mesma determinação, liguei para o ex-jogador — que foi extremamente solícito e amável. Concordou em dar a entrevista sem pensar duas vezes.
O papo ficou marcado para uma tarde qualquer, no vestiário da própria Vila Belmiro, onde a base treinava. Ele conversaria ali mesmo, enquanto a garotada se trocava e se preparava.
Foi incrível para mim, ainda na faculdade, poder ouvir um pouco mais sobre aquelas conquistas do passado. Pude sentir a emoção no relato do Lima, que descreveu o silêncio eloquente de uma La Bombonera lotada, com 50 mil pessoas, testemunhando o mágico Santos conquistar mais um título.
Infelizmente, aqueles eram os tempos das fitas K7, e não lembro onde a gravação foi parar. Se perdeu com o tempo. Também não tirei uma foto. Até hoje tenho isso: não deixo a vaidade se sobressair e não tiro fotos com entrevistados.
Antônio Lima dos Santos fez 694 partidas pelo Santos Futebol Clube. Conquistou sete campeonatos paulistas, foi hexacampeão brasileiro, bicampeão da Libertadores e do Mundial, entre muitos outros títulos.
Anos depois, trabalhou nas divisões de base por muito tempo, passando seu conhecimento adiante e ajudando a formar novas gerações de Meninos da Vila — incluindo o Neymar. Afinal, puxando aqui para a realidade do LinkedIn: experiência se valoriza e se compartilha. Continuou também vivendo em Santos, sempre abraçado pelos moradores da cidade.
Valeu pelo papo, seu Lima.
Crédito da imagem: Instagram do Santos FC.